Cleber Santana: hora de mostrar o valor no São Paulo

'Caro', camisa 8 não foi disputar título com o Fluminense. Por isso, nem pensa em ajudá-los

Cleber Santana, do São Paulo. (Foto: Ari Ferreira)Cleber Santana, em foto posada para o LANCENET! (Foto: Ari Ferreira)
Marcelo Braga
Publicada em 20/11/2010 às07:07
em São Paulo
– Quero jogar pelo Fluminense, um clube pelo qual eu sei que poderei brigar por muitos títulos.
A frase acima foi dita por Cleber Santana no início de junho. Na época, a transferência do meia para o time carioca já havia se transformado em novela, sem final feliz.
– A proposta, financeiramente, era muito boa. Mas não houve acerto com o Atlético de Madrid (ESP). Se Deus não quis que fosse assim, foi melhor continuar trabalhando. Segui em frente e não abaixei a cabeça jamais – garantiu o jogador.
Contratado a peso de ouro do time espanhol, o camisa 8 nunca justificou à diretoria e aos torcedores o alto preço investido na compra dos 50% de seus direitos econômicos por cerca de R$ 3,5 milhões.
A proposta do atual vice-líder do Brasileirão era vantajosa para a diretoria, já que o Fluminense assumiria a dívida são-paulina com os espanhois (veja mais abaixo). E também para Santana, que desde a ascensão do jovem Marlos, foi preterido na equipe titular.
Voltou a receber oportunidades com Sérgio Baresi, sendo titular em alguns jogos, mas nunca como dono absoluto da vaga. Situação que piorou com a chegada de Paulo César Carpegiani. Com lesão no tornozelo esquerdo, viu o time ideal do treinador ir se formando sem ele.
Recuperado, ainda não havia sido titular com o técnico. Mas foi bem nos 45 minutos finais contra o Vasco, e ganha a chance justo contra o Flu.
– Ele está querendo jogar, está sendo escalado e correspondendo – elogiou Carpa, que o escalará na vaga do lesionado Rodrigo Souto.
Mas não é unanimidade. Para agradar a diretoria, terá de jogar muito mais nos próximos jogos:
– Sabemos que ele é capaz de mais. Esperamos que agarre a chance que vai ter e mostre para a torcida que acertamos na sua contratação – disse o vice-presidente de futebol Carlos Augusto de Barros e Silva.
Já para agradar a torcida... Pode-se dizer que, no jogo em que uma vitória pode facilitar a vida do arquirrival Corinthians na briga pelo título, não são todos os torcedores que esperam dedicação de Santana. Via Twitter, muitos disseram que uma má atuação nesse jogo agradaria.
Mas como não foi para o Flu, ele não pensa, nem mesmo indiretamente, em participar do título.
– Nosso pensamento é na vitória. Sobre título, que vença o melhor!
Espanhóis pediram alto a cariocas
Entre as diretorias de São Paulo e Fluminense tudo já estava acertado para a venda de 50% dos direitos econômicos de Cleber Santana. Na verdade, o Tricolor carioca assumiria a dívida do Sampa com o clube espanhol. Porém, após longa negociação entre os três clubes, os representantes do jogador, Marco Antônio Teles e Juan Figer, e o vice-presidente de futebol do Fluminense, Alcides Antunes, o negócio acabou não prosseguindo.
– O grande problema foi que o Atlético exigiu que, além dos 50% pertencentes ao São Paulo, nós também adquiríssemos os outros 50%. Mas o preço era inviável para o Fluminense. Até esperamos a chegada de um representante do clube para oferecer os direitos de algum jogador em troca, mas não houve conversa – lamentou Antunes, que lembra que o atleta era uma das prioridades para a atual temporada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário